Monte Sião/MG realiza mais de 1.000 testes para COVID – 19

 

De acordo com levantamento da Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Saúde e o Comitê Municipal de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus, estes dados são de exames realizados desde o inicio da Pandemia na Rede Municipal de Saúde, no atendimento de Síndromes Gripais e COVID-19, e da Rede Privada de Laboratórios de Análises Clínicas do Município.

Para identificar o Coronavírus foram realizados testes rápidos e PCR SWAB (exame laboratorial), somados totalizam 703 na Rede Pública e 309 na Rede Particular.

Na Rede Pública de Saúde o paciente com sintomas gripais deverá procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, onde passará por avaliação médica e aplicação do protocolo de COVID-19, e caso necessário será realizada tomografia computadorizada e testagem pelo teste rápido ou exame PCR SWAB.

Na Rede Particular, conforme liberação da ANVISA podem realizar os exames para diagnóstico de contaminação de COVID-19, os seguintes estabelecimentos: Farmácias e Drogarias (teste rápido) e Laboratório de Análises Clínicas (teste rápido e PCR SWAB).

O Comitê Municipal em conjunto com o Corpo Clínico do Município está analisando os dados para verificar a relação entre os aumentos dos casos positivos com o número de testagens realizadas.

Para atender a demanda e diminuir o tempo de resposta do resultado das análises, além dos exames fornecidos pelo Estado de Minas Gerais a Prefeitura de Monte Sião adquiriu testes rápidos e PCR SWAB. Contudo, a Diretoria de Saúde de Monte Sião informa que já solicitou ao Departamento de Compras da Prefeitura mais 450 testes para detecção do Coronavírus.

Fonte: https://www.montesiao.mg.gov.br

Compartilhe: